A melhor maneira de a criança aprender a brincar é
respeitarmos seu próprio ritmo, ajudá-la e encorajá-la, se necessário. Se a
criança possui oportunidade de brincar com outras crianças da mesma idade, a
maioria delas aprende; antes do cinco anos, saberá dividir, compartilhar e
conviver bem em grupos.
Devemos proporcionar à criança muitas oportunidades de
atravessar os diversos estágios de aprendizado. Além disso, é importante se ter ideia do que fazer durante as atividades das crianças, para tornar as coisas
mais fáceis para todas elas.
• Dar apoio;
• Escolher o momento certo para ajudar a criança a se retirar
da brincadeira, quando sentir que ela está insegura.
• Assegurar sempre que a criança esteja pronta para novas
experiências, deixando que ela se manifeste.
• Dar ideias: sugerir novas atividades, e estar sempre
preparado a ter ideias rejeitadas, quando as crianças ficarem determinadas e
seguirem outro rumo.
• Estimular conversas: às vezes a conversa decorre
naturalmente da brincadeira, desviando a atenção da criança do aqui e agora.
• Dar conselhos: julgar cuidadosamente quando a criança será
capaz de aprender com a experiência, ou se é melhor intervir.
• Atuar como juiz: avaliar situações intervir, para resolver
atritos ou evitá-los.
• Tomar parte na brincadeira: aceitar qualquer papel que lhe
seja atribuído.
• Ajudar uma criança em dificuldades quando alguma tarefa está
além das suas capacidades.
Nunca devemos esquecer que brincar é altamente importante na
vida da criança, primeiro por ser uma atividade na qual ela já se interessa
naturalmente e, segundo, porque desenvolve suas percepções, sua inteligência,
suas tendências à experimentação, seus instintos sociais.
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