quinta-feira, 29 de agosto de 2013

O ritmo da criança





           A melhor maneira de a criança aprender a brincar é respeitarmos seu próprio ritmo, ajudá-la e encorajá-la, se necessário. Se a criança possui oportunidade de brincar com outras crianças da mesma idade, a maioria delas aprende; antes do cinco anos, saberá dividir, compartilhar e conviver bem em grupos. 
  Devemos proporcionar à criança muitas oportunidades de atravessar os diversos estágios de aprendizado.  Além disso, é importante se ter ideia do que fazer durante as atividades das crianças, para tornar as coisas mais fáceis para todas elas.

Os adultos podem, dessa maneira, cumprir várias funções:
 

• Dar apoio;

• Escolher o momento certo para ajudar a criança a se retirar da brincadeira, quando sentir que ela está insegura.

• Assegurar sempre que a criança esteja pronta para novas experiências, deixando que ela se manifeste.

• Dar ideias: sugerir novas atividades, e estar sempre preparado a ter ideias rejeitadas, quando as crianças ficarem determinadas e seguirem outro rumo.

• Estimular conversas: às vezes a conversa decorre naturalmente da brincadeira, desviando a atenção da criança do aqui e agora.

• Dar conselhos: julgar cuidadosamente quando a criança será capaz de aprender com a experiência, ou se é melhor intervir.

• Atuar como juiz: avaliar situações intervir, para resolver atritos ou evitá-los.

• Tomar parte na brincadeira: aceitar qualquer papel que lhe seja atribuído.

• Ajudar uma criança em dificuldades quando alguma tarefa está além das suas capacidades.



Nunca devemos esquecer que brincar é altamente importante na vida da criança, primeiro por ser uma atividade na qual ela já se interessa naturalmente e, segundo, porque desenvolve suas percepções, sua inteligência, suas tendências à experimentação, seus instintos sociais.

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