terça-feira, 6 de agosto de 2013

Jean Piaget, um biólogo, mas também um sinônimo de pedagogia.




   Durante a segunda metade do século 20, Jean Piaget (1896-1980) foi um dos nomes mais influente no campo da educação, a ponto de quase se tornar sinônimo de pedagogia. Não existe, entretanto, um método Piaget, como ele próprio gostava de frisar. Ele nunca atuou como pedagogo.  Piaget foi um biólogo e se dedicou  a submeter à observação científica rigorosa o processo de aquisição de conhecimento pelo ser humano, principalmente a criança.
     Piaget observava o comportamento infantil. Do estudo das concepções infantis de tempo, espaço, causalidade física, movimento e velocidade, Piaget criou um campo de investigação que denominou epistemologia genética - isto é, uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. O pensamento infantil, de acordo com ele, passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida.
      A grande contribuição de Piaget foi estudar o raciocínio lógico-matemático, que é fundamental na escola mas não pode ser ensinado, dependendo de uma estrutura de conhecimento da criança.
     As descobertas de Piaget tiveram grande impacto na pedagogia, mas, de certa forma, demonstraram que a transmissão de conhecimentos é uma possibilidade limitada. Por um lado, não se pode fazer uma criança aprender, o que ela ainda não tem condições de absorver. Por outro, mesmo tendo essas condições, não vai se interessar, a não ser por conteúdos que lhe façam falta em termos cognitivos.
     Isso porque, para o cientista suíço, o conhecimento se dá por descobertas que a própria criança faz - um mecanismo que outros pensadores antes dele já haviam intuído, mas que ele submeteu à comprovação na prática. Vem de Piaget a ideia de que o aprendizado é construído pelo aluno e é sua teoria que inaugura a corrente construtivista.
     Educar, para Piaget, é "provocar a atividade" - isto é, estimular a procura do conhecimento. "O professor não deve pensar no que a criança é, mas no que ela pode se tornar".

Os principais conceitos piagetianos

Sujeito epistêmico - Esse conceito reúne saberes da Biologia, da Psicologia e da Filosofia para explicar como todos podem aprender e como a inteligência se desenvolve.

Esquemas de ação - São as formas como o ser humano interage com o mundo. Nesse processo, ele organiza mentalmente a realidade para entendê-la, desenvolvendo a inteligência. 

Conhecimento prévio - A expressão designa os saberes que os alunos possuem e que são essenciais para o aprendizado. Não pode ser confundido com pré-requisito.

Adaptação e equilibração - Os termos se referem ao processo de ampliação de conhecimentos, resultado de duas etapas indissociáveis: a assimilação e a acomodação.


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