De acordo com alguns especialistas a utilização de estratégias de leitura
compreende três momentos: o antes, o durante e o após a leitura. Na
pré-leitura, é feita uma análise global do texto (do título, dos tópicos e das
figuras/gráficos), predições e também o uso do conhecimento prévio.
Durante a
leitura é feita uma compreensão da mensagem passada pelo texto, uma seleção das
informações relevantes, uma relação entre as informações apresentadas no texto
e uma análise das predições feitas antes da leitura, para confirmá-las ou
refutá-las.
Depois da leitura é feita uma análise com o objetivo de rever e refletir sobre o conteúdo lido, ou seja, a importância da leitura, o significado da mensagem, a aplicação para solucionar problemas e a verificação de diferentes perspectivas apresentadas para o tema.
Depois da leitura é feita uma análise com o objetivo de rever e refletir sobre o conteúdo lido, ou seja, a importância da leitura, o significado da mensagem, a aplicação para solucionar problemas e a verificação de diferentes perspectivas apresentadas para o tema.
Também é realizada uma
discussão da leitura, com expressão e comunicação do conteúdo lido após análise
e reflexão, seguida de um resumo e de uma releitura do texto (Kopke, 1997 ;
Duke & Pearson, 2002).
É importante
lembrar que as estratégias de leitura também auxiliam no estudo, favorecendo a
obtenção de um nível de compreensão melhor. Exigem participação ativa do
leitor, podendo ser aplicadas a qualquer tipo de texto e em qualquer momento da
leitura, com ou sem ajuda externa Oakhill e Garnham (1988).
Nenhum comentário:
Postar um comentário