sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Grandes Educadores: Paulo Freire, Jean Piaget, Lev Vygotsky, Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro.

Paulo Freire
Paulo Reglus Neves Freire nasceu o dia 19 de Setembro de 1921 na cidade de Recife, no estado de Pernambuco.
Já em 1946, Freire foi selecionado como Diretor do Departamento de Educação e Cultura do Serviço Social no Estado de Pernambuco.
Em 1961 tomou o cargo de Diretor do Departamento de Extensão Cultural da Universidade de Recife. No ano 1962 teria a primeira oportunidade de aplicar suas teorias, conseguindo ensinar a ler e escrever a 300 trabalhadores agrícolas em 45 dias, recebendo assim o reconhecimento do governo brasileiro.
Em 1964, traz o golpe de estado militar, Paulo Freire teve que se exilar a Bolívia e depois a Chile. Em 1967 publicou seu primeiro livro chamado “Educação Como Pratica de Liberdade”. Em 1969 atingiu uma posição como professor na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
Em 1970 seria publicada uma das suas máximas obras, “Pedagogia do Oprimido”, livro que foi publicado em inglês e espanhol. Não seria até 1974 que o livro chegaria ao Brasil, devido aos conflitos de ditaduras militares.

Jean Piaget
Jean Piaget foi uma figura de grande reconhecimento durante a segunda metade do século XX. Dedicou grande parte da sua vida ao estudo das concepções infantis, derivando na criação de uma nova teoria do conhecimento focalizada no desenvolvimento natural das crianças, o que foi chamado de epistemologia genética. A investigação e seu entendimento derivou na conclusão de que o pensamento infantil passa por quatro estágios desde que nasce até o inicio da adolescência, momento que a pessoa consegue a capacidade de raciocínio plena.
Assim, suas maiores obras são os livros Epistemologia Genética e Biologia e Conhecimento.

Lev Vygotsky
Esse pensador russo, nascido o 17 de Novembro de 1896 foi um inovador nas concepções educativas, trazendo a teoria baseada em que as interações sociais e condições de vida possuem uma influencia total no desenvolvimento do conhecimento das crianças.
Suas obras são, entre outras:
  • Construção do Pensamento e da Linguagem
  • Desenvolvimento Psicológico na Infância
  • Estudos sobre a Historia do Comportamento
  • Formação Social da Mente
  • Imaginação e Criação na Infância
Anísio Teixeira
Anísio Spinola Teixeira teve um papel excepcional durante as décadas dos anos 1920 e 1930. Como jurista, intelectual, escritor de varias obras e educador, criou um grande movimento reformando o sistema educacional nos estados da Bahia e Rio de Janeiro. Foi um grande contribuinte a educação publica gratuita, laica, e obrigatória, exercendo vários cargos executivos. Em 1935 fundou a Universidade do Distrito Federal, a que depois seria a Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil.

Darcy Ribeiro
Darcy Ribeiro ganhou o reconhecimento como educador por seu principal foco em relação aos índios no Brasil. Antropólogo, escritor e educador nascido em Montes Claros no ano 1922, publicou vários livros e manteve uma relação de profunda amizade com Anísio Teixeira. Entre suas obras mais notórias se destacam:
  • O Povo Brasileiro
  • Culturas e Línguas Indígenas do Brasil
  • O Dilema da America Latina
  • Os Brasileiros
  • Plano Orientador da Universidade de Brasília
  • A Universidade Necessária
  • Nossa Escola é uma Calamidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário