terça-feira, 20 de agosto de 2013

A criança como futuro leitor




Os Pais, Avós, Professores e outros parentes  podem colaborar nesse  tomar gosto pela leitura.
 
1.    Leia em Voz Alta para seu filho diariamente. Do nascimento até os seis meses, ele provavelmente não vai entender nada do que você está lendo, mas a ideia é que ele fique familiarizado com o som de sua voz e se acostume a ver e a tocar em Livros.
2.    Para começar use Livros Ilustrados sem textos ou com poucas palavras. Aponte para as cores e figuras e diga seus nomes. Livros simples podem ensinar para criança coisas que mais tarde irão ajudá-la no desenvolvimento da leitura.
3.   Conte História. Encoraje sua criança a fazer perguntas e a falar sobre a história que acabou de ouvir. Pergunte-lhe se pode adivinhar o que vai acontecer em seguida com os personagens ou situações da trama, conforme for contando a história. Aponte para as coisas no livro que ela seja capaz associar com o seu dia a dia. "Veja este desenho do avião. Você lembra do avião que vimos outro dia?"
4.    Procure por Programas de Leitura. Se você não for um bom leitor, amigos e parentes podem também ler para seu filho,  pessoas voluntárias de instituições estão disponíveis e gostam de fazer isso.
5.    Compre um Dicionário Infantil. Procure por um que tenha figuras ao lado das palavras. Então comece a desenvolver o hábito de, brincando com a criança, provocá-la dizendo frases tais como: "Vamos descobrir o que isto significa?"
6.    Faça com que Materiais de Escrever, tais como, lápis, giz de cera, lápis coloridos, canetas, etc, estejam sempre disponíveis e a vista de todos.
7.    Procure assistir programas Educativos na TV e Vídeo. Programas infantis onde a criança possa se divertir, aprender o alfabeto e os sons de cada letra.
8.    Visite com frequência uma Biblioteca. Comece fazendo visitas semanais à biblioteca ou livraria quando seu filho for ainda muito pequeno. Se possível cuide para que ele tenha seu próprio cartão de acesso e empréstimo de livros. Muitas bibliotecas permitem que a criança tenha seu próprio cartão personalizado com seu nome impresso, exigindo apenas que um adulto seja o responsável e assine por ela.
9.    Leia você mesmo. O que você faz serve de exemplo para o seu filho.

    A habilidade para ler e entender o que está escrito,  capacita as crianças a se tornarem independentes,melhores estudantes, mais confiantes. Isso lhes dará a chance de galgarem as melhores oportunidades na vida profissional, o que lhes proporcionará uma vida mais divertida, tranquila e agradável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário