Matriz de Competências e Habilidades de História e Geografia
Ensino Fundamental
EIXOS COGNITIVOS
VI. Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica.
VII. Construir
e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão
de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção
tecnológica e das manifestações artísticas.
VIII.
Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações
representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar
situações-problema.
IX. Relacionar
informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos
disponíveis em situações concretas, para construir argumentação
consistente.
X. Recorrer
aos conhecimentos desenvolvidos para elaboração de propostas de
intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e
considerando a diversidade sociocultural.
COMPETÊNCIAS GERAIS
F1 - Compreender processos sociais utilizando conhecimentos históricos e geográficos.
F2 - Compreender o papel das sociedades no processo de produção do espaço, do território, da paisagem e do lugar.
F3 - Compreender a importância do patrimônio cultural e respeitar a diversidade étnica.
F4
- Compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia,
de forma a favorecer uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.
F5 - Compreender o processo histórico de ocupação do território e a formação da sociedade brasileira.
F6 - Interpretar a formação e organização do espaço geográfico brasileiro, considerando diferentes escalas.
F7 - Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente.
F8 - Compreender a organização política e econômica das sociedades contemporâneas.
F9
- Compreender os processos de formação das instituições sociais e
políticas a partir de diferentes formas de regulamentação das sociedades
e do espaço geográfico.
HABILIDADES
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I
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II
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III
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IV
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V
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F1
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H1
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H2
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H3
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H4
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H5
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F2
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H6
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H7
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H8
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H9
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H10
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F3
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H11
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H12
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H13
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H14
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H15
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F4
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H16
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H17
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H18
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H19
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H20
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F5
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H21
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H22
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H23
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H24
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H25
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F6
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H26
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H27
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H28
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H29
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H30
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F7
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H31
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H32
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H33
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H34
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H35
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F8
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H36
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H37
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H38
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H39
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H40
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F9
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H41
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H42
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H43
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H44
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H45
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H1
- Identificar diferentes formas de representação de fatos e fenômenos
histórico-geográficos expressos em diferentes linguagens.
H2 – Reconhecer transformações temporais e espaciais na realidade.
H3 - Interpretar realidades históricas e geográficas estabelecendo relações entre diferentes fatos e processos sociais.
H4 - Comparar diferentes explicações para fatos e processos históricos e/ou geográficos.
H5
– Considerar o respeito aos valores humanos e à diversidade
sócio-cultural, nas análises de fatos e processos históricos e
geográficos.
H6 – Identificar fenômenos e fatos histórico-geográficos e suas dimensões espaciais e temporais, utilizando mapas e gráficos.
H7
– Analisar geograficamente características e dinâmicas dos fluxos
populacionais, relacionando-os com a constituição do espaço.
H8
– Interpretar situações histórico-geográficas da sociedade brasileira
referentes à constituição do espaço, do território, da paisagem e/ou do
lugar.
H9 – Comparar os processos de formação socioeconômicos e geográficos da sociedade brasileira.
H10
– Comparar propostas de soluções para problemas de natureza
socioambiental, respeitando valores humanos e a diversidade
sociocultural.
H11 – Identificar características de diferentes patrimônios étnico-culturais e artísticos.
H12 – Reconhecer a diversidade dos patrimônios étnico-culturais e artísticos em diferentes sociedades.
H13 - Interpretar os significados de diferentes manifestações populares como representação do patrimônio regional e cultural.
H14 - Comparar as diferentes representações étnico-culturais e artísticas.
H15
– Identificar propostas que reconheçam a importância do patrimônio
étnico-cultural e artístico para a preservação das memórias e das
identidades nacionais.
H16 – Identificar em diferentes documentos históricos os fundamentos da cidadania e da democracia presentes na vida social.
H17 – Caracterizar as lutas sociais, em prol da cidadania e da democracia, em diversos momentos históricos.
H18
– Relacionar os fundamentos da cidadania e da democracia, do presente e
do passado, aos valores éticos e morais na vida cotidiana.
H19
– Discutir situações da vida cotidiana relacionadas a preconceitos
étnicos, culturais, religiosos e de qualquer outra natureza.
H20
– Selecionar criticamente propostas de inclusão social, demonstrando
respeito aos direitos humanos e à diversidade sociocultural.
H21
– Identificar em diferentes documentos históricos e geográficos vários
movimentos sociais brasileiros e seu papel na transformação da
realidade.
H22
– Investigar criticamente o significado da construção e divulgação dos
marcos históricos relacionados à história da formação da sociedade
brasileira.
H23
– Interpretar o processo de ocupação e formação da sociedade
brasileira, a partir da análise de fatos e processos históricos.
H24 – Analisar relações entre as sociedades e a natureza na construção do espaço histórico e geográfico.
H25
– Avaliar propostas para superação dos desafios sociais, políticos e
econômicos enfrentados pela sociedade brasileira na construção de sua
identidade nacional.
H26 – Identificar representações do espaço geográfico em textos científicos, imagens, fotos, gráficos, etc.
H27
– Caracterizar formas espaciais criadas pelas sociedades, no processo
de formação e organização do espaço geográfico, que contemplem a
dinâmica entre a cidade e o campo.
H28
– Analisar interações entre sociedade e natureza na organização do
espaço histórico e geográfico, envolvendo a cidade e o campo.
H29
– Discutir diferentes formas de uso e apropriação dos espaços,
envolvendo a cidade e o campo, e suas transformações no tempo.
H30
– A partir de interpretações cartográficas do espaço geográfico
brasileiro, estabelecer propostas de intervenção solidária para
consolidação dos valores humanos e de equilíbrio ambiental.
H31 – Associar as características do ambiente (local ou regional) à vida pessoal e social.
H32
– Identificar a presença dos recursos naturais na organização do espaço
geográfico, relacionando transformações naturais e intervenção humana.
H33 - Relacionar a diversidade morfoclimática do território brasileiro com a distribuição dos recursos naturais.
H34
- Analisar criticamente as implicações sociais e ambientais do uso das
tecnologias em diferentes contextos histórico-geográficos.
H35
– Selecionar procedimentos e uso de diferentes tecnologias em contextos
histórico-geográficos específicos, tendo em vista a conservação do
ambiente.
H36
- Identificar aspectos da realidade econômico-social de um país ou
região, a partir de indicadores socioeconômicos graficamente
representados.
H37 – Caracterizar formas de circulação de informação, capitais, mercadorias e serviços no tempo e no espaço.
H38 - Comparar os diferentes modos de vida das populações, utilizando dados sobre produção, circulação e consumo.
H39
– Discutir formas de propagação de hábitos de consumo que induzam a
sistemas produtivos predatórios do ambiente e da sociedade.
H40 – Comparar organizações políticas, econômicas e sociais no mundo contemporâneo, na identificação de propostas que propiciem eqüidade na qualidade de vida de sua população.
H41
- Identificar os processos de formação das instituições sociais e
políticas que regulamentam a sociedade e o espaço geográfico brasileiro.
H42 - Estabelecer relações entre os processos de formação das instituições sociais e políticas.
H43
- Compreender o significado histórico das instituições sociais
considerando as relações de poder, a partir de situação dada.
H44 – Discutir situações em que os direitos dos cidadãos foram conquistados, mas não usufruídos por todos os segmentos sociais.
H45 – Comparar propostas e ações das instituições sociais e políticas, no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.
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