quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Como Lidar com o Comportamento na Sala de Aula





 
    A criança pode ter problemas de comportamento por diversos motivos. De um modo geral, os problemas de comportamento de uma criança são um esforço de expressar uma necessidade ou um medo, ou são uma tentativa de evitar algo desagradável.
     Os problemas de comportamento podem consistir no fato de uma criança tornar-se agressiva, prática de palavreado impróprio, prática de bulliyng com colegas,  ameaçadora, apática, não realizar tarefas ou impedir que os colegas o façam, hiperativa ou retraída.
     Muitas coisas o professor pode fazer para ajudar um aluno a ter um comportamento adequado na sala de aula e em outras atividades. Há professores que tem algum tipo de sensibilidade e detectam de relance  um problema comportamental. Quando isso  ocorre, ele poderá ajudar a criança.
     Uma criança pode apresentar um problema de comportamento por diversas razões tais como:
1.    A criança pode estar tentando evitar uma situação, um local ou uma pessoa.
2.    Ela pode estar em busca de atenção, tempo a sós, controle, etc.
3.    Pode estar com necessidades físicas tais como fome, sede ou cansaço.
4.   O problema de comportamento pode indicar problemas de saúde, como uma doença, dor ou efeitos de medicação, álcool ou substâncias químicas.
5.   A criança pode estar sentindo emoções como raiva, medo, ansiedade, tristeza, confusão, felicidade ou frustração.
6.   O comportamento inadequado pode ser decorrente de situações familiares.
7.   Os motivos podem ser extrínsecos à aula , tais como, inserção social ou escolar, excessiva proteção dos pais, carências sociais, forte influência de ídolos violentos, etc.
     Observação:  A imaturidade, a vadiagem, a desatenção, a incapacidade de fixação, o baixo rendimento escolar, a agressividade devem ser pesquisadas como sintomas de distúrbios mais profundos (quer fisiológicos, quer emocionais), que é preciso tratar, sem o qual as repressões ou sanções serão totalmente ineficazes e até contraproducentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário