A criança pode ter problemas de comportamento
por diversos motivos. De um modo geral, os problemas de comportamento de uma
criança são um esforço de expressar uma necessidade ou um medo, ou são uma
tentativa de evitar algo desagradável.
Os problemas de comportamento podem consistir no fato de uma
criança tornar-se agressiva, prática de palavreado impróprio, prática de
bulliyng com colegas, ameaçadora,
apática, não realizar tarefas ou impedir que os colegas o façam, hiperativa ou
retraída.
Muitas coisas o professor pode fazer para ajudar um aluno a ter
um comportamento adequado na sala de aula e em outras atividades. Há professores
que tem algum tipo de sensibilidade e detectam de relance um problema comportamental. Quando isso ocorre, ele poderá ajudar a criança.
Uma criança pode apresentar um problema de comportamento por
diversas razões tais como:
1. A criança pode estar tentando evitar
uma situação, um local ou uma pessoa.
2. Ela pode estar em busca de atenção,
tempo a sós, controle, etc.
3. Pode estar com necessidades físicas
tais como fome, sede ou cansaço.
4. O problema de comportamento pode
indicar problemas de saúde, como uma doença, dor ou efeitos de medicação, álcool ou substâncias químicas.
5. A criança pode estar sentindo emoções
como raiva, medo, ansiedade, tristeza, confusão, felicidade ou frustração.
6. O comportamento inadequado pode ser
decorrente de situações familiares.
7. Os motivos podem ser extrínsecos à aula , tais
como, inserção social ou escolar, excessiva proteção dos pais, carências
sociais, forte influência de ídolos violentos, etc.
Observação: A imaturidade,
a vadiagem, a desatenção, a incapacidade de fixação, o baixo rendimento
escolar, a agressividade devem ser pesquisadas como sintomas de distúrbios mais
profundos (quer fisiológicos, quer emocionais), que é preciso tratar, sem o
qual as repressões ou sanções serão totalmente ineficazes e até
contraproducentes.
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