O professor deve estar se perguntando como que o jogo vai fazer com que o aluno entenda melhor conceitos matemáticos? Tudo começa na conscientização do professor de que:
• é importante aplicar na sala de
aula o lúdico,tornar a educação matemática algo acessível não só dentro de sala
de aula, mas no cotidiano do nosso aluno.
• e devemos também tomar
consciência de que não será no primeiro jogo aplicado que os alunos irão
identificar o que fazer quando lhe é apresentado um jogo
curricular e nem irá conseguir
organizar mentalmente as fazes
que deverá percorrer, tudo é um processo.
Para que as aplicações dos jogos
curriculares sejam positivas, esses devem fazer parte da
estratégia pedagógica do professor
durante todo o ano letivo, não deve
ser trabalhado aleatoriamente e ao aplicá-lo deve dar ao aluno a oportunidade
de comunicar, interagir para que formulem as suas próprias
opiniões.
A interação, a comunicação com
outros colegas tornará a linguagem cotidiana e a linguagem matemática uma ponte de diálogo entre os alunos e entre eles e o professor . A comunicação entre eles, a
identificação, a relação do jogo com o conteúdo
matemático tornará mais fácil e acessível a compreensão.
• Compreender enunciados orais e
escritos.
• Exprimir oralmente e por escrito
enunciados de problemas.
• Utilizar a nomenclatura adequada.
• Interpretar e utilizar
representações matemáticas.
• Durante a aplicação do jogo o
professor deve estar atento às reações dos alunos, se realmente
estão mentalmente envolvidos, se conseguem identificar e interpretar as regras, se estão superando
as dificuldades ou procurando
uma estratégia.
Esses são pontos identificadores
para o professor avaliar se realmente o jogo
aplicado está sendo aceito. O
jogo deve ser visto pelo professor como uma das várias estratégias pedagógicas
e o sucesso da sua aplicação está diretamente ligado ao planejamento (como o
conteúdo será abordado).
O professor deve estar sempre
atento às novas formas de ensino, sempre focando o
ensino na realidade de vida e aprendizado do seu aluno.
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