Matriz de Competências e Habilidades de Ciências Naturais – Ensino
Fundamental
EIXOS COGNITIVOS
I - Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica.
II
- Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a
compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos,
da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
III
- Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações
representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar
situações-problema.
IV
- Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e
conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir
argumentação consistente.
V
- Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos para elaboração de propostas
de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e
considerando a diversidade sociocultural.
COMPETÊNCIAS GERAIS
F1
- Compreender a ciência como atividade humana, histórica, associada a
aspectos de ordem social, econômica, política e cultural.
F2
- Compreender conhecimentos científicos e tecnológicos como meios para
suprir necessidades humanas, identificando riscos e benefícios de suas
aplicações.
F3 - Compreender a natureza como um sistema dinâmico e o ser humano, em sociedade, como um de seus agentes de transformações.
F4
- Compreender a saúde como bem pessoal e ambiental que deve ser
promovido por meio de diferentes agentes, de forma individual e
coletiva.
F5
- Compreender o próprio corpo e a sexualidade como elementos de
realização humana, valorizando e desenvolvendo a formação de hábitos de
auto-cuidado, de auto-estima e de respeito ao outro.
F6 - Aplicar conhecimentos e tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos relevantes para a vida.
F7
- Diagnosticar problemas, formular questões e propor soluções a partir
de conhecimentos das ciências naturais em diferentes contextos.
F8 - Compreender o Sistema Solar em sua configuração cósmica e a Terra em sua constituição geológica e planetária.
F9
- Reconhecer na natureza e avaliar a disponibilidade de recursos
materiais e energéticos e os processos para sua obtenção e utilização.
HABILIDADES
I
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II
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III
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IV
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V
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F1
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H1
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H2
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H3
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H4
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H5
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F2
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H6
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H7
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H8
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H9
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H10
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F3
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H11
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H12
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H13
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H14
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H15
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F4
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H16
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H17
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H18
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H19
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H20
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F5
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H21
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H22
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H23
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H24
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H25
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F6
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H26
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H27
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H28
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H29
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H30
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F7
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H31
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H32
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H33
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H34
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H35
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F8
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H36
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H37
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H38
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H39
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H40
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F9
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H41
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H42
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H43
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H44
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H45
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H1 - Identificar e descrever diferentes representações dos fenômenos naturais a partir da leitura de imagens ou textos.
H2
- Relacionar diferentes explicações propostas para um mesmo fenômeno
natural, na perspectiva histórica do conhecimento científico.
H3 - Associar determinadas transformações culturais em função do desenvolvimento científico e tecnológico.
H4
- Selecionar argumentos científico-tecnológicos que pretendam explicar
fenômenos sociais, econômicos e ambientais do passado e do presente.
H5 - Identificar propostas solidárias de intervenção voltadas à superação de problemas sociais, econômicos ou ambientais.
H6
- Observar e identificar, em representações variadas, fontes e
transformações de energia que ocorrem em processos naturais e
tecnológicos.
H7
- Identificar processos e substâncias utilizados na produção e
conservação dos alimentos, e noutros produtos de uso comum, avaliando
riscos e benefícios dessa utilização para a saúde pessoal.
H8
- Associar a solução de problemas da comunicação, transporte, saúde
(como epidemias) ou outro, com o correspondente desenvolvimento
científico e tecnológico.
H9
- Reconhecer argumentos pró ou contra o uso de determinadas tecnologias
para solução de necessidades humanas, relacionadas à saúde, moradia,
transporte, agricultura, etc.
H10
– Selecionar, dentre as diferentes formas de se obter um mesmo recurso
material ou energético, as mais adequadas ou viáveis para suprir as
necessidades de determinada região.
H11 – Descrever e comparar diferentes seres vivos que habitam diferentes ambientes, segundo suas características ecológicas.
H12 – Identificar, em situações reais, perturbações ambientais ou medidas de recuperação.
H13
- Relacionar transferência de energia e ciclo de matéria a diferentes
processos (alimentação, fotossíntese, respiração e decomposição).
H14 - Relacionar, no espaço ou no tempo, mudanças na qualidade do solo, da água ou do ar às intervenções humanas.
H15 – Propor alternativas de produção que minimizem os danos ao ambiente provocados por atividades industriais ou agrícolas.
H16
- Identificar e interpretar a variação dos indicadores de saúde e de
desenvolvimento humano, a partir de dados apresentados em gráficos,
tabelas ou textos discursivos.
H17
- Associar a qualidade de vida, em diferentes faixas etárias e em
diferentes regiões, a fatores sociais e ambientais que contribuam para
isso.
H18
- Relacionar a incidência de doenças ocupacionais, degenerativas e
infecto-contagiosas a condições que favorecem a sua ocorrência.
H19 - Comparar argumentos sobre problemas de saúde do trabalhador decorrentes de suas condições de trabalho.
H20
- Comparar e selecionar alternativas de condições de trabalho e/ou
normas de segurança em diferentes contextos, valorizando o conhecimento
científico e o bem estar físico e mental de si próprio e daqueles com
quem convive.
H21
- Representar (localizar, nomear, descrever) órgãos ou sistemas do
corpo humano, identificando hábitos de manutenção da saúde, funções,
disfunções ou doenças a eles relacionadas.
H22
- Associar sintomas de doenças a suas possíveis causas ou a resultados
de testes diagnósticos simples, prevenindo-se contra a automedicação e
valorizando o tratamento médico adequado.
H23
- Relacionar saúde com hábitos alimentares, atividade física e uso de
medicamentos e outras drogas, considerando diferentes momentos do ciclo
de vida humano.
H24
- Analisar o funcionamento de métodos anticoncepcionais e reconhecer a
importância de alguns deles na prevenção de doenças sexualmente
transmissíveis, considerando diferentes momentos do desenvolvimento
sexual e psíquico do ser humano.
H25
- Selecionar e justificar propostas em prol da saúde física ou mental
dos indivíduos ou da coletividade, em diferentes condições etárias,
culturais ou sócio-ambientais.
H26
- Associar procedimentos, precauções ou outras informações expressas em
rótulos, bulas ou manuais de produtos de uso cotidiano a
características de substâncias que os constituem.
H27
- Examinar a possível equivalência da composição de produtos de uso
cotidiano (limpeza doméstica, higiene pessoal, alimentos, medicamentos
ou outros).
H28
- Comparar, entre diversos bens de consumo, o mais adequado a
determinada finalidade, baseando-se em propriedades das substâncias
(e/ou misturas) que os constituem, ou outras características relevantes.
H29
- Selecionar testes de controle ou outros parâmetros de qualidade de
produtos, conforme determinados argumentos ou explicações, tendo em
vista a defesa do consumidor.
H30 - Diagnosticar situações do cotidiano em que ocorrem desperdícios de energia ou matéria, e propor formas de minimizá-las.
H31
- Reconhecer na linguagem corrente informações científicas apresentadas
em diferentes linguagens (matemática, artística ou científica) a
respeito de processos naturais ou induzidos pela atividade humana.
H32
- Relacionar comportamento de variáveis à explicação de determinado
fenômeno natural, a partir de uma situação concreta expressa em
linguagem matemática ou outra.
H33 - Combinar leituras, observações, experimentações e outros procedimentos para diagnosticar e enfrentar um dado problema.
H34
- Analisar o uso de procedimentos, de equipamentos ou dos resultados
por eles obtidos, para uma dada finalidade prática ou a investigação de
fenômenos.
H35
- Comparar procedimentos propostos para o enfrentamento de um problema
real, decidindo os que melhor atendem ao interesse coletivo, utilizando
informações científicas.
H36
- Reconhecer e/ou empregar linguagem científica (nomes, gráficos,
símbolos e representações) relativa à Terra e ao sistema solar.
H37
- Relacionar diferentes fenômenos cíclicos como: dia-noite, estações do
ano, climas e eclipses aos movimentos da Terra e da Lua.
H38
- Fazer previsões sobre marés, eclipses ou fases da Lua a partir de uma
dada configuração das posições relativas da Terra, Sol e Lua ou outras
informações dadas.
H39 - Analisar argumentos que refutam ou aceitam conclusões apresentadas sobre características do planeta Terra.
H40
- Estabelecer relações entre informações para explicar transformações
naturais ou induzidas pelas atividades humanas como maremotos, vulcões,
enchentes, desertificação, etc.
H41
- Identificar finalidades, riscos e benefícios dos processos de
obtenção de recursos materiais e energéticos, apresentados em gráficos,
figuras, tabelas ou textos.
H42 - Relacionar diferentes recursos naturais - seres vivos, materiais ou energia - a bens de consumo utilizados no cotidiano.
H43 - Investigar o significado e a importância da água e de seu ciclo em relação a condições sócio-ambientais.
H44
- Comparar, entre os vários processos de fracionamento de misturas
existentes na natureza, os mais adequados para se obter os produtos
desejados.
H45
- Analisar propostas para o uso de materiais e recursos energéticos,
tendo em vista o desenvolvimento sustentável, considerando-se as
características e disponibilidades regionais (de subsolo, vegetação,
rios, ventos, oceanos, etc.)
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