Matriz de Competências e Habilidades de Matemática
Ensino Fundamental
EIXOS COGNITIVOS
I- Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica.
II-
Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a
compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos,
da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
III-
Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações
representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar
situações-problema.
IV-
Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e
conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir
argumentação consistente.
V-
Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos para elaboração de propostas
de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e
considerando a diversidade sociocultural.
COMPETÊNCIAS GERAIS
M1 - Compreender a Matemática como construção humana, relacionando o seu desenvolvimento com a transformação da sociedade.
M2
- Ampliar formas de raciocínio e processos mentais por meio de indução,
dedução, analogia e estimativa, utilizando conceitos e procedimentos
matemáticos.
M3 - Construir significados e ampliar os já existentes para os números naturais, inteiros e racionais.
M4 - Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade, e agir sobre ela.
M5 - Construir e ampliar noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.
M6 - Construir e ampliar noções de variação de grandeza para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.
M7 - Construir e utilizar conceitos algébricos para modelar e resolver problemas.
M8
- Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da
leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência,
extrapolação, interpolação e interpretação.
M9
- Compreender conceitos, estratégias e situações matemáticas numéricas
para aplicá-los a situações diversas no contexto das ciências, da
tecnologia e da atividade cotidiana.
HABILIDADES
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I
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II
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III
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IV
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V
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F1
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H1
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H2
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H3
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H4
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H5
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F2
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H6
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H7
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H8
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H9
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H10
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F3
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H11
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H12
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H13
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H14
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H15
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F4
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H16
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H17
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H18
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H19
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H20
|
F5
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H21
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H22
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H23
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H24
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H25
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F6
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H26
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H27
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H28
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H29
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H30
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F7
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H31
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H32
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H33
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H34
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H35
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F8
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H36
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H37
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H38
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H39
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H40
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F9
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H41
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H42
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H43
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H44
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H45
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H1
- Identificar e interpretar, a partir da leitura de textos apropriados,
diferentes registros do conhecimento matemático ao longo do tempo.
H2
- Reconhecer a contribuição da Matemática na compreensão e análise de
fenômenos naturais, e da produção tecnológica, ao longo da história.
H3 - Identificar o recurso matemático utilizado pelo homem, ao longo da história, para enfrentar e resolver problemas.
H4 - Identificar a Matemática como importante recurso para a construção de argumentação.
H5
- Reconhecer, pela leitura de textos apropriados, a importância da
Matemática na elaboração de proposta de intervenção solidária na
realidade.
H6 - Identificar e interpretar conceitos e procedimentos matemáticos expressos em diferentes formas.
H7 - Utilizar conceitos e procedimentos matemáticos para explicar fenômenos ou fatos do cotidiano.
H8
- Utilizar conceitos e procedimentos matemáticos para construir formas
de raciocínio que permitam aplicar estratégias para a resolução de
problemas.
H9 - Identificar e utilizar conceitos e procedimentos matemáticos na construção de argumentação consistente.
H10 - Reconhecer a adequação da proposta de ação solidária, utilizando conceitos e procedimentos matemáticos.
H11 - Identificar, interpretar e representar os números naturais, inteiros e racionais.
H12 - Construir e aplicar conceitos de números naturais, inteiros e racionais, para explicar fenômenos de qualquer natureza.
H13
- Interpretar informações e operar com números naturais, inteiros e
racionais, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.
H14
- Utilizar os números naturais, inteiros e racionais, na construção de
argumentos sobre afirmações quantitativas de qualquer natureza.
H15 - Recorrer à compreensão numérica para avaliar propostas de intervenção frente a problemas da realidade.
H16 - Identificar e interpretar fenômenos de qualquer natureza expressos em linguagem geométrica.
H17 - Construir e identificar conceitos geométricos no contexto da atividade cotidiana.
H18 - Interpretar informações e aplicar estratégias geométricas na solução de problemas do cotidiano.
H19 - Utilizar conceitos geométricos na seleção de argumentos propostos como solução de problemas do cotidiano.
H20 - Recorrer a conceitos geométricos para avaliar propostas de intervenção sobre problemas do cotidiano.
H21 - Identificar e interpretar registros, utilizando a notação convencional de medidas.
H22
- Estabelecer relações adequadas entre os diversos sistemas de medida e
a representação de fenômenos naturais e do cotidiano.
H23
- Selecionar, compatibilizar e operar informações métricas de
diferentes sistemas ou unidades de medida na resolução de problemas do
cotidiano.
H24
- Selecionar e relacionar informações referentes a estimativas ou
outras formas de mensuração de fenômenos de natureza qualquer, com a
construção de argumentação que possibilitem sua compreensão.
H25 - Reconhecer propostas adequadas de ação sobre a realidade, utilizando medidas e estimativas.
H26 - Identificar grandezas direta e inversamente proporcionais, e interpretar a notação usual de porcentagem.
H27
- Identificar e avaliar a variação de grandezas para explicar fenômenos
naturais, processos socioeconômicos e da produção tecnológica.
H28 - Resolver problemas envolvendo grandezas direta e inversamente proporcionais e porcentagem.
H29
- Identificar e interpretar variações percentuais de variável
socioeconômica ou técnico-científica como importante recurso para a
construção de argumentação consistente.
H30
- Recorrer a cálculos com porcentagem e relações entre grandezas
proporcionais para avaliar a adequação de propostas de intervenção na
realidade.
H31 - Identificar, interpretar e utilizar a linguagem algébrica como uma generalização de conceitos aritméticos.
H32
- Caracterizar fenômenos naturais e processos da produção tecnológica,
utilizando expressões algébricas e equações de 1° e 2° graus.
H33 - Utilizar expressões algébricas e equações de 1° e 2° graus para modelar e resolver problemas.
H34
- Analisar o comportamento de variável, utilizando ferramentas
algébricas como importante recurso para a construção de argumentação
consistente.
H35 - Avaliar, com auxílio de ferramentas algébricas, a adequação de propostas de intervenção na realidade.
H36 - Reconhecer e interpretar as informações de natureza científica ou social expressas em gráficos ou tabelas.
H37
- Identificar ou inferir aspectos relacionados a fenômenos de natureza
científica ou social, a partir de informações expressas em gráficos ou
tabelas.
H38 - Selecionar e interpretar informações expressas em gráficos ou tabelas para a resolução de problemas.
H39
- Analisar o comportamento de variável expresso em gráficos ou tabelas,
como importante recurso para a construção de argumentação consistente.
H40 - Avaliar, com auxílio de dados apresentados em gráficos ou tabelas, a adequação de propostas de intervenção na realidade.
H41
- Identificar e interpretar estratégias e situações matemáticas
numéricas aplicadas em contextos diversos da ciência e da tecnologia.
H42
- Construir e identificar conceitos matemáticos numéricos na
interpretação de fenômenos em contextos diversos da ciência e da
tecnologia.
H43
- Interpretar informações e aplicar estratégias matemáticas numéricas
na solução de problemas em contextos diversos da ciência e da
tecnologia.
H44
- Utilizar conceitos e estratégias matemáticas numéricas na seleção de
argumentos propostos como solução de problemas, em contextos diversos da
ciência e da tecnologia.
H45
- Recorrer a conceitos matemáticos numéricos para avaliar propostas de
intervenção sobre problemas de natureza científica e tecnológica.
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