Matriz de Competências e Habilidades de Língua Portuguesa, Língua
Estrangeira, Educação Artística e Educação Física
Ensino Fundamental
EIXOS COGNITIVOS
I- Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica.
II-
Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a
compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos,
da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
III-
Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações
representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar
situações-problema.
IV-
Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e
conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir
argumentação consistente.
V-
Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos para elaboração de propostas
de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e
considerando a diversidade sociocultural.
COMPETÊNCIAS GERAIS
F1
- Reconhecer as linguagens como elementos integradores dos sistemas de
comunicação e construir uma consciência crítica sobre os usos que se
fazem delas.
F2
- Construir um conhecimento sobre a organização do texto em LEM e
aplicá-lo em diferentes situações de comunicação, tendo por base os
conhecimentos de língua materna.
F3
- Compreender a arte e a cultura corporal como fato histórico
contextualizado nas diversas culturas, conhecendo e respeitando o
patrimônio cultural, com base na identificação de padrões estéticos e
cinestésicos de diferentes grupos socioculturais.
F4
- Compreender as relações entre arte e a leitura da realidade, por meio
da reflexão e investigação do processo artístico e do reconhecimento
dos materiais e procedimentos usados no contexto cultural de produção da
arte.
F5
- Compreender as relações entre o texto literário e o contexto
histórico, social, político e cultural, valorizando a literatura como
patrimônio nacional.
F6 - Utilizar a língua materna para estruturar a experiência e explicar a realidade.
F7 - Analisar criticamente os diferentes discursos, inclusive o próprio, desenvolvendo a capacidade de avaliação de textos.
F8
- Reconhecer e valorizar a linguagem de seu grupo social e as
diferentes variedades do português, procurando combater o preconceito
lingüístico.
F9
- Usar os conhecimentos adquiridos por meio da análise lingüística para
expandir sua capacidade de uso da linguagem, ampliando a capacidade de
análise crítica.
HABILIDADES
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I
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II
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III
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IV
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V
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F1
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H1
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H2
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H3
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H4
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H5
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F2
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H6
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H7
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H8
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H9
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H10
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F3
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H11
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H12
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H13
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H14
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H15
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F4
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H16
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H17
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H18
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H19
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H20
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F5
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H21
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H22
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H23
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H24
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H25
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F6
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H26
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H27
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H28
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H29
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H30
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F7
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H31
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H32
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H33
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H34
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H35
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F8
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H36
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H37
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H38
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H39
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H40
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F9
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H41
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H42
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H43
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H44
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H45
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H1 - Reconhecer as linguagens como elementos integradores dos sistemas de comunicação.
H2 - Distinguir os diferentes recursos das linguagens, utilizados em diferentes sistemas de comunicação e informação.
H3
- Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de
comunicação e informação para resolver problemas sociais e do mundo do
trabalho.
H4 - Relacionar informações sobre os sistemas de comunicação e informação, considerando sua função social.
H5 - Posicionar-se criticamente sobre os usos sociais que se fazem das linguagens e dos sistemas de comunicação e informação.
H6 - Inferir a função de um texto em LEM pela interpretação de elementos da sua organização.
H7 - Identificar recursos verbais e não-verbais na organização de um texto em LEM.
H8 - Atribuir um sentido previsível a um texto em LEM presente em situação da vida social e do mundo do trabalho.
H9 - Identificar a função argumentativa do uso de determinados termos e expressões de outras línguas no Brasil.
H10 - Reconhecer os valores culturais representados em outras línguas e suas relações com a língua materna.
H11 - Identificar em manifestações culturais elementos históricos e sociais.
H12 - Identificar as mudanças/permanências de padrões estéticos e/ou cinestésicos em diferentes contextos históricos e sociais.
H13 - Comparar manifestações estéticas e/ou cinestésicas em diferentes contextos.
H14
- Analisar, nas diferentes manifestações culturais, os fatores de
construção de identidade e de estabelecimento de diferenças sociais e
históricas.
H15
- Posicionar-se criticamente sobre os valores sociais expressos nas
manifestações culturais: padrões de beleza, caracterizações
estereotipadas e preconceitos.
H16 - Identificar produtos e procedimentos artísticos expressos em várias linguagens.
H17 - Reconhecer diferentes padrões artísticos, associando-os ao seu contexto de produção.
H18 - Utilizar os conhecimentos sobre a relação entre arte e realidade, para atribuir um sentido para uma obra artística.
H19 - Relacionar os sentidos de uma obra artística a possíveis leituras dessa obra, em diferentes épocas.
H20 - Reconhecer a obra de arte como fator de promoção dos direitos e valores humanos.
H21 - Identificar categorias pertinentes para a análise e interpretação do texto literário.
H22 - Reconhecer os procedimentos de construção do texto literário.
H23 - Utilizar os conhecimentos sobre a construção do texto literário para atribuir-lhe um sentido.
H24 - Identificar em um texto literário as relações entre tema, estilo e contexto histórico de produção.
H25 - Reconhecer a importância do patrimônio literário para a preservação da memória e da identidade nacional.
H26 - Reconhecer temas, gêneros, suportes textuais, formas e recursos expressivos.
H27 - Identificar os elementos organizacionais e estruturais de textos de diferentes gêneros.
H28 - Identificar a função predominante (informativa, persuasiva etc.) dos textos em situações específicas de interlocução.
H29 - Relacionar textos a um dado contexto (histórico, social, político, cultural etc.).
H30 - Reconhecer a importância do patrimônio lingüístico para a preservação da memória e da identidade nacional.
H31 - Reconhecer em textos os procedimentos de persuasão utilizados pelo autor.
H32 - Identificar referências intertextuais.
H33 - Inferir as possíveis intenções do autor marcadas no texto.
H34 - Contrapor interpretações de um mesmo fato em diferentes textos.
H35 - Identificar em textos as marcas de valores e intenções que expressam interesses políticos, ideológicos e econômicos.
H36
- Identificar, em textos de diferentes gêneros, as variedades
lingüísticas sociais, regionais e de registro (situações de formalidade e
coloquialidade).
H37
- Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas lingüísticas
(fonéticas, morfológicas, sintáticas e semânticas) que singularizam as
diferentes variedades sociais, regionais e de registro.
H38 - Reconhecer no texto a variedade lingüística adequada ao contexto de interlocução.
H39 - Comparar diferentes variedades lingüísticas, verificando sua adequação em diferentes situações de interlocução.
H40 - Identificar a relação entre preconceitos sociais e usos lingüísticos.
H41 - Reconhecer as categorias explicativas básicas dos processos lingüísticos, demonstrando domínio do léxico da língua.
H42 - Identificar os efeitos de sentido que resultam da utilização de determinados recursos lingüísticos.
H43 - Reconhecer pressuposições e subentendidos em um texto.
H44 - Identificar em um texto os mecanismos lingüísticos na construção da argumentação.
H45 - Reconhecer a importância da análise lingüística na construção de uma visão crítica do texto.
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