Quando se fala em avaliação a primeira impressão que nos dá é de uma sala de aula cheia de
alunos fazendo prova. Porém, essa não é uma prática apenas escolar. A avaliação
é um processo que faz parte de nossa vida.
Quando recebemos um elogio ou uma crítica é porque fomos
avaliados em alguma coisa. Podemos avaliar várias coisas em uma pessoa, como o
comportamento, a maneira como se organiza, seu jeito de falar e de agir, onde
criamos preconceitos sobre esta pessoa, causados pelas impressões que a mesma
nos transmite.
Na escola, a avaliação sempre se fez presente e necessária,
como forma de “medir” o aprendizado do aluno, de forma individual, através das
provas.
Há poucos anos era comum a aplicação de somente uma prova
para cada matéria, o aluno tinha somente essa forma de ser avaliado. Assim, as
outras competências do indivíduo não eram consideradas, o que prejudicava
aqueles que não conseguiam uma nota favorável.
Se o aluno não estivesse bem no momento da prova, nervoso ou
ansioso, apresentando algum problema de saúde ou emocional, ficaria prejudicado
devido ao modelo de avaliação, que era autoritário.
Segundo Ana Maria Avelã Saul, "A avaliação está se
tornando o centro da aula, em torno do qual tudo gira. Só que em vez de
centralizar a ação nos processos de produção de conhecimento, de ensino-aprendizagem
que envolvem as pesquisas e as relações professor-aluno, tudo é voltado para a
avaliação."
Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei
9.394, de 1996, essa visão mudou.
Passou-se a avaliar o aluno em outros aspectos, considerando
todo o seu potencial diante do processo ensino aprendizagem, o seu envolvimento
diante da educação, através da participação em sala, envolvimento nas
atividades propostas em sala de aula, tarefas e trabalhos de casa,
responsabilidades com a entrega dos mesmos, somando-se todos esses para fazer o
fechamento da média do aluno.
A avaliação deve ser feita como um processo contínuo, ao
longo do período escolar, estando integrada aos objetivos do fazer do
professor, que devem ser bem definidos.
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