segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Trabalhando as emoções






     A leitura e a escrita são hoje um dos maiores desafios das escolas, visto que quando estimulada de forma criativa, possibilita a redescoberta do prazer de ler, a utilização da escrita em contextos sociais e a inserção da criança no mundo letrado.
     O trabalho com poesias possibilita o contato do aluno com diferentes textos do gênero e seus diferentes autores. A leitura ou declamação de poesias favorece o aflorar de emoções e sentimentos, a reflexão sobre a própria vivência, a interpretação da realidade através de uma óptica privilegiada e a solução de conflitos. As poesias oferecem momentos de grande emoção, descontração, descoberta e prazer.
    Os textos rimados e declamados com a entonação própria desse gênero textual soam como suave melodia que encanta o público infantil e  possibilita a utilização de diferentes estratégias de leitura o que gera grandes avanços na construção do conhecimento.
    A escola deve ser um lugar em que a convivência com a poesia aconteça de fato, permitindo o contato com diferentes autores e estilos, reavivando a capacidade de olhar e ver o que é a essência do poético através de atividades que permitam uma compreensão maior da linguagem poética e lhe dê condições para que ensaie seus próprios passos em poesia.   Pode-se dizer também que é através da leitura de poemas que o indivíduo“pega gosto” pela formação de textos, querendo que todos leem o que escrevem. O mundo é bom, mas com a leitura de poemas, ele torna-se melhor ainda.
     Há que se promoverem assim exercícios linguísticos, procurando evitar a  estigmatização da linguagem das crianças, estimulando a produção de textos que  objetivam, a reforçar a sensibilidade para diferentes  usos da  linguagem.
    É  importante colaborar para que o aluno  leia com domínio os diferentes  gêneros e compreenda a leitura em seus  diversos aspectos, é importante  que tenham um maior   acesso a diferentes gêneros de texto, especialmente, o  literário.
     Por isso, é importante favorecermos as crianças com a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os  textos desde cedo e de sua participação frequente em situações diversas de conto e leitura. Sabe-se que os professores  são os principais agentes na promoção dessa prática – e a escola, o principal espaço para isso.
    É pela leitura que assimilamos as estruturas próprias da língua escrita. É pela convivência com textos escritos de diversos gêneros que vamos incorporando  às nossas habilidades um efetivo conhecimento da escrita.

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