A leitura e a
escrita são hoje um dos maiores desafios das escolas, visto que quando estimulada
de forma criativa, possibilita a redescoberta do prazer de ler, a utilização da
escrita em contextos sociais e a inserção da criança no mundo letrado.
O trabalho
com poesias possibilita o contato do aluno com diferentes textos do gênero e seus
diferentes autores. A leitura ou declamação de poesias favorece o aflorar de
emoções e sentimentos, a reflexão sobre a própria vivência, a interpretação da
realidade através de uma óptica privilegiada e a solução de conflitos. As
poesias oferecem momentos de grande emoção, descontração, descoberta e prazer.
Os textos rimados e declamados com a entonação
própria desse gênero textual soam como suave melodia que encanta o público
infantil e possibilita a utilização de
diferentes estratégias de leitura o que gera grandes avanços na construção do
conhecimento.
A escola deve
ser um lugar em que a convivência com a poesia aconteça de fato, permitindo o
contato com diferentes autores e estilos, reavivando a capacidade de olhar e
ver o que é a essência do poético através de atividades que permitam uma
compreensão maior da linguagem poética e lhe dê condições para que ensaie seus
próprios passos em poesia. Pode-se dizer também que é através da leitura de
poemas que o indivíduo“pega gosto” pela formação de textos, querendo que todos
leem o que escrevem. O mundo é bom, mas com a leitura de poemas, ele torna-se
melhor ainda.
Há que se promoverem assim exercícios
linguísticos, procurando evitar a
estigmatização da linguagem das crianças, estimulando a produção de textos
que objetivam, a reforçar a
sensibilidade para diferentes usos
da linguagem.
É importante colaborar para que o aluno leia com domínio os diferentes gêneros e compreenda a leitura em seus diversos aspectos, é importante que tenham um maior acesso a diferentes gêneros de texto,
especialmente, o literário.
Por
isso, é importante favorecermos as crianças com a ampliação de seu repertório.
Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos desde cedo e de sua participação
frequente em situações diversas de conto e leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa
prática – e a escola, o principal espaço para isso.
É pela
leitura que assimilamos as estruturas próprias da língua escrita. É pela convivência
com textos escritos de diversos gêneros que vamos incorporando às nossas habilidades um efetivo conhecimento
da escrita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário