I - Propor questões como:
a)
Para você, o que é poesia?
b)
Você já ouviu ou leu um poema? Em caso afirmativo, conte aos colegas onde.
c)
O que você sabe sobre essa forma de texto?
II - Conhecer as características do poema:
rimas, versos e estrofes
Verso – é cada uma das linhas do poema.
Estrofe – é cada grupo de versos separados do grupo seguinte por um
espaço.
Um poema pode ter uma ou várias estrofes. E cada estrofe, um número
variado de versos.
Desenvolvimento de atividade: Solicitar
que os alunos identifiquem os versos e as estrofes dos poemas fixados previamente
no mural
III - Sobre os poemas de Mario Quintana:
a) Por que escolheram esses poemas?
b) Como sabem que são poemas?
c) Por que eles são diferentes de uma
notícia de jornal, de uma receita de bolo ou de um conto?
d) Como eles se organizam no papel?
e) Eles preenche todo o espaço das linhas,
da margem esquerda à direita?
f) Os versos pulam linhas?
g) Do que tratam os poemas de Mario Quintana?
IV – Poemas de modo geral:
a) Do que falam os poemas?
b) O
que os poemas podem exprimir?
c) Os
poemas tem sempre rimas?
d) É possível compor poemas sem rima?
Sugestão Tarefa de Casa: Entrevistar pais, avós, vizinhos e parentes,
fazendo diversas perguntas:Você gosta de poemas? Sabe o nome de algum poeta?
Você conhece algum poema? Poderia recitá-lo, ou escrevê-lo? Tem algum livro de
poemas? Dos poemas deste livro, quais vocês mais gostam?
V – Leitura em grupo de um poema
a) O que sentiram ao escutar / ler o poema?
b) Ouvir esses poemas nos faz lembrar de
coisas alegres ou tristes?
c) Fechando os olhos, você consegue imaginar
o que o poeta quis nos mostrar?
d) Através de que versos o poeta demonstra
estar se sentindo alegre ou triste?
e) Você já se sentiu da mesma forma que o
poeta? Conte o motivo.
Cada grupo deverá criar uma forma de
apresentar o poema lido para a classe (gestos, movimentos, em forma de jogral,
etc.).
Nenhum comentário:
Postar um comentário