segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Refletindo sobre leitura e escrita digital




   Atualmente, uma nova forma de escrita surge a partir do avanço tecnológico, a escrita virtual, que nada mais é do que uma evolução da forma de escrever, utilizando-se das facilidades proporcionadas pela Web. Toda essa flexibilidade apresenta-se com duas faces; uma positiva e outra negativa.
                 Certamente há muitos ganhos na leitura e escrita digital, e uma das vantagens, que se apresenta para o aluno, é a rapidez para escrever. Ele ainda pode fazer as correções depois do texto pronto e automaticamente seguindo orientações cedidas pelo computador. 
                A estruturação de um texto com o uso da tecnologia ganha enorme agilidade, visto que elimina as operações que ocorreriam no suporte do papel, como rasuras, “passar a limpo” etc. A eliminação destas atividades morosas permite ao estudante dedicar seu tempo inteiramente à autoria do material, potencializando produções mais elaboradas.
                Da escrita manual para a escrita digital – O que muda?,  uma delas bem fácil de perceber: a estética da letra manual. A letra dos nossos jovens já não é mais a mesma, não é? Outro aspecto que está bastante forte em todas as instituições educacionais é o fenômeno da disseminação do plágio (o famoso Control+C, Control+V) – a facilidade de copiar e colar texto de um local para outro, sem precisar nem mesmo o esforço da digitação.
               Porém o aluno antes do advento do computador já copiava textos, mas como faziam manualmente eram obrigados a pelo menos ler aquilo que estavam copiando no ritmo lento daquela forma de escrita. O tempo ao qual os alunos estavam presos à atividade poderia acabar levando-os, até involuntariamente, a alguma reflexão sobre o assunto.
              Neste contexto, a escola tem um papel fundamental informar e conscientizar os alunos de que podem fazer uso da leitura e escrita digital desde que seja adequada ao contexto do cotidiano formal ou informal, porém sempre com responsabilidade e respeitando a autoria do material copiado. Potencializar os ganhos e minimizas as perdas, consiste um desafio para a educação, se faz necessário uma mudança de paradigma da educação escolar, que deve buscar caminhar no sentido da criação de novos espaços significativos de aprendizagem, em detrimento de uma modelo exclusivamente de ensino.
             O computador é só um instrumento com potencial para alterar um dado sistema social ou atividade mental daquele que o utiliza, mas não pode resolver/solucionar os problemas da escola e da Educação.

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