Atualmente, uma nova forma de escrita surge a partir do
avanço tecnológico, a escrita virtual, que nada mais é do que uma evolução da
forma de escrever, utilizando-se das facilidades proporcionadas pela Web. Toda
essa flexibilidade apresenta-se com duas faces; uma positiva e outra negativa.
Certamente há muitos ganhos na leitura e escrita digital, e uma das vantagens,
que se apresenta para o aluno, é a rapidez para escrever. Ele ainda pode fazer
as correções depois do texto pronto e automaticamente seguindo orientações
cedidas pelo computador.
A estruturação de um texto com o uso da tecnologia
ganha enorme agilidade, visto que elimina as operações que ocorreriam no
suporte do papel, como rasuras, “passar a limpo” etc. A eliminação destas
atividades morosas permite ao estudante dedicar seu tempo inteiramente à
autoria do material, potencializando produções mais elaboradas.
Da escrita manual para a escrita digital – O que muda?, uma delas bem fácil de perceber: a estética da letra manual. A letra dos nossos jovens já não é mais a mesma, não é? Outro aspecto que está bastante forte em todas as instituições educacionais é o fenômeno da disseminação do plágio (o famoso Control+C, Control+V) – a facilidade de copiar e colar texto de um local para outro, sem precisar nem mesmo o esforço da digitação.
Da escrita manual para a escrita digital – O que muda?, uma delas bem fácil de perceber: a estética da letra manual. A letra dos nossos jovens já não é mais a mesma, não é? Outro aspecto que está bastante forte em todas as instituições educacionais é o fenômeno da disseminação do plágio (o famoso Control+C, Control+V) – a facilidade de copiar e colar texto de um local para outro, sem precisar nem mesmo o esforço da digitação.
Porém o aluno antes
do advento do computador já copiava textos, mas como faziam manualmente eram
obrigados a pelo menos ler aquilo que estavam copiando no ritmo lento daquela
forma de escrita. O tempo ao qual os alunos estavam presos à atividade poderia
acabar levando-os, até involuntariamente, a alguma reflexão sobre o assunto.
Neste contexto, a escola tem um papel fundamental informar e conscientizar os alunos de que podem fazer uso da leitura e escrita digital desde que seja adequada ao contexto do cotidiano formal ou informal, porém sempre com responsabilidade e respeitando a autoria do material copiado. Potencializar os ganhos e minimizas as perdas, consiste um desafio para a educação, se faz necessário uma mudança de paradigma da educação escolar, que deve buscar caminhar no sentido da criação de novos espaços significativos de aprendizagem, em detrimento de uma modelo exclusivamente de ensino.
O computador é só um instrumento com potencial para alterar um dado sistema social ou atividade mental daquele que o utiliza, mas não pode resolver/solucionar os problemas da escola e da Educação.
Neste contexto, a escola tem um papel fundamental informar e conscientizar os alunos de que podem fazer uso da leitura e escrita digital desde que seja adequada ao contexto do cotidiano formal ou informal, porém sempre com responsabilidade e respeitando a autoria do material copiado. Potencializar os ganhos e minimizas as perdas, consiste um desafio para a educação, se faz necessário uma mudança de paradigma da educação escolar, que deve buscar caminhar no sentido da criação de novos espaços significativos de aprendizagem, em detrimento de uma modelo exclusivamente de ensino.
O computador é só um instrumento com potencial para alterar um dado sistema social ou atividade mental daquele que o utiliza, mas não pode resolver/solucionar os problemas da escola e da Educação.
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