segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Dicas e Técnicas para Revisão de Textos





     Depois de feito o texto, antes de entregá-lo, que tal uma revisão?

Deixar a criança livre para escolher é uma ação didática que exige disciplina, do adulto
Se você está escrevendo, uma dissertação para a escola, deixar seu texto livre de erros é essencial.
Os corretores ortográficos ajudam, mas estão longe de eliminar todas as incorreções. É nessa hora onde a Revisão de Textos se torna coisa necessária.

Veja algumas dicas para a revisão:

1. Concentração é o Segredo
Se você está verificando a incidência de erros, então precisa de concentração máxima no que está fazendo. Isso significa livrar-se de qualquer tipo de distração e potenciais interrupções. Desligue o celular, televisão, rádio, música e fique longe do seu e-mail ou sites de relacionamentos.
2. Coloque tudo no Papel
Pessoas leem de modo diferente na tela do computador e no papel, por isso mesmo, imprima uma cópia de rascunho para proceder a leitura. Se possível, leia em voz alta, seu ouvido pode perceber erros que seus olhos deixariam escapar.
3. Atenção especial nos Homônimos e Parônimos
Homônimos e Parônimos são palavras que, apesar de possuírem pronúncia ou grafia semelhante, têm significados diferentes. Trocar comprimento por cumprimento, ou estória por História, ou tachar por taxar, ou espiar por expiar, ou ainda eminente por iminente, pode ser desastroso, assim fique atento à estes casos.
4. Fique de Olho nas Gírias e Expressões Chulas
Exceto em casos onde o texto exija o uso, é comum nos esquecermos disso enquanto estamos escrevendo. O uso indiscriminado dessas expressões afetam a credibilidade do texto e lhe dão aparência vulgar. Lembre-se de que, mesmo sendo linguagem coloquial, não precisa estar repletas dessas expressões, especialmente se o assunto tratado exige seriedade.
5. Verifique a Pontuação
Prestar atenção às palavras é uma boa prática, mas nunca esqueça da pontuação. Atenção especial às palavras que iniciam com letras maiúsculas, o uso em excesso ou a ausência de vírgulas, parágrafos usados incorretamente, etc.
6. Leia de Trás para Frente
Quando escrevemos normalmente nosso cérebro corrige automaticamente nossos próprios erros. Ele pode deixar de escrever algumas palavras, grafar incorretamente outras. Pensamos na frase, mas na hora de transcrever algumas são deixadas de fora. Ao lermos o mesmo texto, outra vez, nosso cérebro corrige mentalmente a sentença e o erro passa despercebido. Para quebrar esse padrão, você pode ler o texto de trás para frente. Isso mesmo, do fim do último parágrafo, ao começo do primeiro, palavra por palavra.
7. Verifique os Números e Valores
Declarar que o valor de uma aquisição foi R$10.000 ao invés de R$100.000, definitivamente não é a mesma coisa. Números fracionados, a quantidade correta de "zeros". Fique atento a estes detalhes.
8. Peça para que Alguém Revise
Depois de checar todos os pontos já destacados, não esqueça de pedir a um amigo(a) para fazer uma revisão para você. Você ficará surpreso com os erros que ainda passaram despercebidos. Eventualmente, uma segunda pessoa, para verificar se as sentenças estão de acordo com o contexto pretendido, se fazem sentido, também deve ser uma opção a ser considerada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário