Deixar a
criança livre para criar é uma ação didática que exige disciplina
- Não se deve nunca fazer por uma criança, o que ela pode fazer por si só;
- A criança reflete em todos os seus atos o ambiente em que vive;
- Se a criança utiliza espontaneamente a mão esquerda para comer, jogar bola, segurar objetos, etc. ela é canhota;
- Obrigar a criança a trabalhar e a comer com a mão direita é um erro grave;
- Corrigir tal "defeito" pode trazer graves consequências como gagueira, timidez, repugnância geral pelo trabalho escolar, conflitos com os pais e mestres, insegurança geral, etc.
- Os lápis e giz de cores são instrumentos de fácil manejo e de que a criança muito gosta;
- A criança tem no desenho uma de suas atividades preferidas;
- Através do desenho, a criança desenvolve sua capacidade de observação, a coordenação motora, o gosto artístico, adquirindo conhecimentos úteis e bons hábitos de camaradagem, disciplina e amor ao trabalho;
- O desenho de imaginação é o mais indicado, sendo preferível o espontâneo;
- Deverá haver, na sala de aula, à disposição das crianças, que deles se utilizarão livremente, de acordo com a preferência ou o interesse do momento, papel liso em folhas grandes e espessas, lápis e giz de cores, estojos de aquarela, quadro negro, cavaletes, broxas e pincéis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário