Um dos maiores problemas dos nossos tempos,
desenvolver em nossos filhos e alunos o gosto pela leitura e especialmente a
escrita. Todo educador sabe o quanto
isso é importante para o desenvolvimento mental, social e profissional de cada
um, mas, encontrar uma fórmula mágica capaz de solucionar, ao menos em parte,
tal problema, tem sido uma jornada dolorosa de cada didata que conhecemos, ao
menos os verdadeiros educadores.
Longe de ser a solução para o problema, algumas
dicas a seguir, podem perfeitamente servir como ferramentas auxiliares nessa
tarefa. Cada um fará as adaptações que julgar necessário na implementação de
cada atividade sugerida.
1. Jogo das
Frases
Peça a seus alunos que escrevam numa folha de papel cinco palavras aleatórias
que lhes signifique alguma coisa. Peça que cada aluno troque a sua folha com
outro colega e em seguida cada um escreva uma frase inserindo a palavra escrita
na folha. Se parecer muito fácil,
aumente a quantidade de palavras na lista.
Se parecer difícil, limite a seleção de
palavras em um tópico, como, por exemplo, 5 coisas do campo, 5 da escola,5 alimentos favoritos, 5 brincadeiras interessantes, etc.
2. Passeio ao
Cantinho das Memórias
Diga para os alunos começar uma história que
aconteceu com ele iniciando com a seguinte frase: “Ontem a noite eu fui......”.
Uma vez que eles tenham escolhido o tema, faça com que escreva de forma
ininterrupta por 3 minutos.
Oriente-os de que não poderão ler ou conferir o que foi escrito durante esse
período de tempo. Caso eles não consigam escrever mais nada durante o período
dado, mas ainda restar algum tempo, incentive-os a iniciar uma nova memória com
a mesma sentença chave.
Isso é excelente para aquecer sua mente de escritor,
e o fato de poder iniciar um novo texto quando já faltam argumentos para
continuar o primeiro, lhe dará mais desenvoltura e liberdade para criar. Isso
também resolve o dilema do escritor que é o pavor de ficar confuso por falta de
ideias ou ter que deixar uma página em branco.
3. Se eu
Fosse…
Se a criança afirma que não tem nada de
interessante para escrever quando lhe for sugerido que o faça, peça para
imaginar que ela está no lugar de seu personagem favorito ou de uma
personalidade famosa.
Então a oriente para que escreva uma lista de
coisas que começam com a frase “Eu queria...” cujo objetivo é descrever as
coisas que ela faria, ou que gostaria de ser, e como isso mudaria sua vida
atual se “aquilo fosse possível”.
Por exemplo, se ela escolhesse ser um
super-herói tipo Super-Homem, ela poderia escrever: “Eu voaria até a escola
mais rápido que o ônibus e nunca chegaria atrasado. Mesmo que dormisse além da
hora!”
Usando a ideia, também podemos simular uma
situação onde a criança iria "incorporar" outros personagens, não tão
famosos, tipo pessoas comuns, como o padeiro, o carteiro, o irmão mais velho, e
demais indivíduos que façam parte do nosso cotidiano.
4. Um dia de Vida
Peça que os alunos escolham um objeto que usa,
carrega, vê no seu dia a dia, e que escreva uma história sob a perspectiva
daquele objeto, seja, lápis, mochila, controle remoto da TV., etc. Isto é,
Como eles se sentiriam realizando aquelas tarefas, se fossem eles aquele
objeto?
E sobre as pessoas que estariam usando ele no
papel desse objeto?
Peça para descrever os detalhes, observações,
sobre o que aconteceria com aqueles objetos no dia a dia, quais seriam seus
sentimentos, etc., isso tornará o história ainda mais interessante e realista.
Nesse exercício de criatividade, a criança
terá que imaginar um mundo fictício, e como seria se fosse ela um objeto com
sentimentos e capacidade de pensar, e como seria então sua relação para com seus
usuários. E sem saber, nessa tarefa, já estará exercitando a verdadeira arte de
criação da ficção.
5. Faça um
Livro
Para de fato ajudar o jovem autor a sentir-se
de fato um escritor e ver a realização de sua obra, junte alguns dos seus
melhores escritos e encaderne tudo com uma brochura simples. Você pode fazer isso facilmente com papel
cartonado, ou então criar uma capa personalizada com papel mais grosso.
Faça também uma página com índice, outra com o
título, e inclua uma biografia do autor entre as páginas de capa. Se preferir incrementar mais, vá numa gráfica
rápida e peça para que façam um acabamento mais personalizado e profissional.
Esse
decerto é o empurrão que muitos potenciais escritores precisam para
"sentir" que a coisa pode ser levada a sério.
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