Quem disse
que não é melhor aprender brincando?
Se a educação
infantil se presta a criar no pequeno um alicerce sólido que ajudará a moldar
sua personalidade adulta, cuidar para que as coisas certas sejam ali inseridas
é dever de todo educador, sejam os pais ou profissionais da Educação.
Mas, não
basta querer educar segundo uma cartilha ou regras teóricas criadas por
"sonhadores" que pouco, ou nada sabem da natureza infantil. Já se
sabe que, só podemos ensinar se soubermos aprender.
Eis a
questão: Se compreendo meus alunos, tenho uma real possibilidade de
interagir corretamente com eles. Isso é muito simples e extraordinariamente
lógico. Da aceitação do educador pelo educando, aí sim, ambos poderão colher
frutos verdadeiramente benéficos.
Mas, como
tornar isso possível? Simples, observando como se comportam, aprendendo com
eles.
Assim, é preciso lembrar sempre que:
- O desenho é uma atividade espontânea na criança.
- Desenhar é tão natural como tagarelar, cantar, ou assoviar.
- A criança desenha simplesmente porque tem vontade de desenhar.
- A criança se expressa emocionalmente através do desenho.
- Conhecendo a criança, através dos desenhos, pais ou educadores, terão em mãos um retrato psicológica da criança.
- O Jardim-escola não é um curso primário ou básico em miniatura.
- Um bom brinquedo deve ser isento de perigos, simples, fácil de limpar, durável.
- Nem sempre o brinquedo mais didático é o preferido. Saber introduzir instrução através das brincadeiras, é uma forma inteligente de educar. E tem mais, as crianças aprendem brincando!
- Uma tesoura (sem ponta) é um dos brinquedos que mais agrada a uma criança de 3 ou 4 anos.
- É necessário saber ser criança para poder brincar com as crianças.
- O educador deve aproveitar todos os momentos para educar a linguagem e ampliar a experiência e vocabulário infantis.
- Todas as oportunidades devem ser utilizadas para a iniciação matemática.
- Atividades simples como: "Quantas meninas de cabelo preto tem na sala de aula, ou meninos", são exercícios matemáticos aplicados à vida real. Isso mostra a elas como se usa matemática fora dos cadernos de tarefas.
- Deve-se preferir as atividades criadoras ao invés das dirigidas.
- Jogos de memória não são feitos apenas com cartões ilustrados, mas com tampinhas de garrafas. Além de gostarem muito desse tipo de atividade, os benefícios são inumeráveis. Também, tente fazê-las repetir palavras. Pode ser na ordem falada ou apenas aquelas que conseguiram memorizar.
- Por mais simples que seja uma tarefa, as comparações em relação ao desempenho individual, ou coletivo, devem ser substituídas por orientações que enfatizem o aperfeiçoamento.
- Não há mal algum que os meninos brinquem com as bonecas, assim como fazem as meninas.
- Os modernos pedagogos afirmam: "Se a menina cresce para ser mãe, o rapaz não virá um dia a ser pai?"
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