quinta-feira, 18 de julho de 2013

Psiquiatra Içami Tiba defende que a cobrança dos pais e professores pode ser a chave da educação




         Içami Tiba é um psiquiatra de São Paulo que é referência na área educacional. Ele conta com 30 livros publicados e mais de 78 mil atendimentos psicoterápicos a adolescentes e suas famílias.  Entre suas principais obras estão “Quem ama, educa!” de 2007, e “Pais e educadores de alta performance” de 2011.
         Em várias entrevistas o profissional paulista aborda temas como a disciplina e o relacionamento entre jovens e educadores, reforçando a importância da cobrança de pais e professores no processo educacional.
         Para o psiquiatra está cada vez mais difícil ser um bom professor no Brasil. Mas, bom professor, no sentido do verdadeiro educador, como aquele que tudo faz para que o seu aluno melhore, e não aquele que o usa para auferir benefícios próprios, como bens, ficar rico, famoso, poderoso etc.  O verdadeiro educador trabalha para que o aluno aprenda e melhore a sua própria vida. Então, ele conclui que as aulas estão erradas. O professor fornece as respostas sem as perguntas terem sido feitas e isso não faz sentido, está na contramão do aprendizado.
          O psiquiatra também entende que em nossas escolas tem-se um acúmulo de maus costumes que seguem até que os crimes acontecem. Para ele é um absurdo que os pais fiquem  contentes com um filho aprovado com a nota cinco se ele tem competência para tirar oito. Ele também ressalta a ineficácia da recuperação e que se proíba a repetência.
        Um aluno que grita, fala palavrões em sala de aula, chuta a canela do professor, antes, já bateu nos pais. É um padrão de comportamento sem respeito, que veio lá de casa, e não foi corrigido, daquele jovem que vai pular o muro para entrar sem pagar na festa, que vai dar um passo em falso e achar que ele está correto, que ele tudo pode fazer, não importa se desrespeitando os direitos alheios, é um mecanismo mundial.
     O que precisamos impor aos nossos jovens: cobrança de responsabilidade. Temos os maus costumes que ainda não são crimes, enquanto não estourar um acidente mais grave e de amplitude maior. Atrás de qualquer problema muito grande, ao se rastrearem as causas, se desagua naquela pessoa de quem era competência fazer bem feito, terminar e entregar pronto.

Aqui duas frases de Içami Tiba que achei marcantes:

"Muitos pais, em nome do amor, deixam de cobrar coisas que precisam cobrar e ficam poupando os filhos; o amor é poupar, nessa linguagem de excesso de amor estraga. O verdadeiro amor tem que educar a outra pessoa e, para educar, muitas vezes, é preciso ajudar a organizar a vida, ajudar o filho a fazer o que ele é capaz. Mas os pais ficam poupando e acabam estragando seus filhos, em vez de ajudá-los..." (Frases e Pensamentos de Içami Tiba).

"O sucesso e a felicidade não dependem somente de uma pessoa fazer o que gosta. Entendendo que esta pessoa seja competente, disciplinada, ética, criativa, com iniciativa e cidadã. O sucesso e a felicidade dependem também da pessoa saber lidar com o que não gosta. Pois o que a pessoa gosta traz também algo que ela não gosta. Se as pessoas largarem o que gostam por não saberem lidar com o que não gostam, elas vão restringindo cada vez mais os seus campos de ação. Pessoas de sucesso e felizes não têm portas fechadas à sua frente. Acompanhando os jovens percebo que eles são capazes de largar uma faculdade por não conseguir superar suas dificuldades com uma ou outra matéria, outros largam seus sonhos por não conseguir estabelecer uma estratégia de realização. Esses são algumas das consequências de uma educação muito permissiva que aceita que os filhos não cumpram suas tarefas até o fim. Os pais destes jovens tomaram para si a responsabilidade de deixarem os filhos fazerem o que tiverem vontade. Assim, deixaram de preparar os filhos para a vida. O sucesso não é o que a própria pessoa se apregoa. O sucesso é o reconhecimento que outras pessoas lhe dão. Felicidade é uma sensação interior que se aprende a desenvolver, curtindo o que tem, sem ficar chorando pelo que não tem..." (Frases e Pensamentos de Içami Tiba).
OBS.: Pergunto-me agora: Içami Tiba está errado?

Um comentário: