O professor, para estar preparado para usar a informática
com seus alunos, observando as dificuldades de cada um frente à máquina,
intervindo e auxiliando o aluno a superar suas dificuldades, necessita de uma
formação que o capacite para o desempenho de atividades eficientes. A prática
com o computador e o uso do mesmo no trabalho com os alunos cria situações de
conflito que levam o aluno e o professor a refletir e questionar sobre as
práticas pedagógicas, possibilitando uma mudança de atitude do educador.
Acredita-se que o ambiente de formação ideal seja aquele em que sujeito e objeto estejam em constante troca, possibilitando a construção do conhecimento de ambos. Atualmente existem vários ambientes de aprendizagem que são desenvolvidos e suportam esta interação entre formadores e docentes, podendo ser utilizados tanto em situações presenciais quanto em virtuais, de forma a poder suportar todas as ações realizadas pelos docentes durante o processo de formação, como o registro de suas dificuldades, dúvidas, avanços, discussões, opiniões e produções, possibilitando a eles uma constante construção e reconstrução de suas ações e ao formador de pistas para suas intervenções.
Acredita-se que o ambiente de formação ideal seja aquele em que sujeito e objeto estejam em constante troca, possibilitando a construção do conhecimento de ambos. Atualmente existem vários ambientes de aprendizagem que são desenvolvidos e suportam esta interação entre formadores e docentes, podendo ser utilizados tanto em situações presenciais quanto em virtuais, de forma a poder suportar todas as ações realizadas pelos docentes durante o processo de formação, como o registro de suas dificuldades, dúvidas, avanços, discussões, opiniões e produções, possibilitando a eles uma constante construção e reconstrução de suas ações e ao formador de pistas para suas intervenções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário