sexta-feira, 19 de julho de 2013

Professor X Computador




     Atualmente torna-se quase impossível imaginar ou pensar numa sociedade moderna sem a presença do computador. O uso do computador possibilitou mudanças significativas na maneira de conhecer o mundo. Graças a sua extraordinária capacidade de processar e armazenar informações, o computador veio auxiliar os afazeres e tarefas cotidianas do homem atual, e deste modo, proporcionar-lhe o acesso aos mais diversos tipos de conhecimentos.
   O computador constituiu-se num extraordinário meio de comunicação e informação que provocou uma significativa mudança na maneira de ensinar, aprender e transmitir conhecimentos no fim do século XX, e possibilitou um campo extraordinário para o desenvolvimento de processos de ensino - aprendizagem na área da educação.
       Quando se pensa em novas tecnologias na educação, é preciso pensar em uma proposta que ofereça possibilidades e condições para aplicá-las, que leve em conta os aspectos das diversas áreas do conhecimento envolvidas, e simultaneamente, criar as condições educativas favoráveis e inovadoras, tão importantes na flexibilização dos conteúdos de ensino-aprendizagem na formação dos alunos na atualidade.
         Se o aluno precisa conhecer e aprender com urgência para enfrentar os desafios que lhe apresenta o mundo de hoje, por outro lado, se faz extremamente imprescindível que o professor ou docente seja capacitado para atender tal demanda, atualizando seus conhecimentos e tornar, assim, significativo o espaço educativo onde acontece a aprendizagem.
         Neste contexto, a figura do professor não está mais representada por uma espécie de dono do conhecimento, e sim pela de mediador ou facilitador do conhecimento e da aprendizagem.

       É preciso lembrar que o computador na sala de aula não vai substituir o professor, apenas vai auxiliá-lo de diversas formas, transformando a sala de aula em um ambiente atraente e estimulante para os alunos desenvolverem sua criatividade e raciocínio, contribuindo assim para que se tornem aprendizes autônomos. Para fazer um bom uso do computador na sala de aula, o professor deve elaborar e planejar suas atividades juntamente com os alunos para que o resultado dessa proposta de trabalho seja atingido frente a essa nova tecnologia.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário