Existe
uma confusão generalizada entre comportamento, diagnóstico e rendimento. Como professores, não devemos diagnosticar distúrbios de aprendizagem, pois não
somos qualificados para tal, devemos identificar que a criança tem algum problema, convocar os pais e pedir um encaminhamento para o diagnóstico. Os pais são chave importante nesse processo, devendo informar à escola onde seus filhos precisam de mais apoio, mas nem sempre isso ocorre.
Manter esse diálogo franco e aberto
com os pais é fundamental. Porém, o fato
é que muitos escondem ou nem sequer aceitam que o filho tenha necessidades
especiais, o que dificulta mais ainda o trabalho do professor. Sem este
diálogo, o diagnóstico pode ser arriscado e errôneo.
Muitos dos distúrbios podem ser confundidos
com falta de interesse, bagunça e hiperatividade. A prática de sala de aula não necessariamente
trará ao professor segurança suficiente para traçar ou identificar a média de
aprendizagem de uma determinada faixa etária. Separei alguns links com artigos, espero que gostem.
Alguns Artigos
Acadêmicos:
JGS Bueno - Revista Brasileira de Educação Especial, 1999 -
abpee.net
ET Neves, IE Cabral - Texto & contexto enferm, 2008 -
bases.bireme.br
ETN Vernier, IE Cabral - Rev Soc Bras Enferm Pediatr, 2006 -
sobep.org.br
SRF
Enumo - Rev. bras. educ. espec, 2005 - bases.bireme.br
ET Neves, IE Cabral - Rev. gaúch. enferm, 2008 -
bases.bireme.br
[PDF] O
uso de brinquedos e jogos na intervenção psicopedagógica de crianças com
necessidades especiais
LM Mrech - … , brincadeira ea educação. São Paulo: Cortez,
1996 - secult.salvador.ba.gov.br
ETN Vernier, IE Cabral - Rev Soc Bras Enferm Pediatr, 2006 -
sobep.org.br
SRF
Enumo - Rev. bras. educ. espec, 2005 - bases.bireme.br
www.unitau.br › Colégio Unitau
www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/crianca-especial.htm
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