Paulo Freire já dizia que a leitura
do mundo precede a leitura da palavra, sendo assim, é importante valorizar os conhecimentos e experiências de vida dos
alunos. Quando o ato educativo parte dos conhecimentos prévios dos estudantes e
os estimula, passa a ter sentido real na vida deles.
Neste mundo capitalista, onde as
pessoas são cada vez mais consumistas, os produtos industrializados ganham
espaço nos armários, e as crianças veem desde pequenas latas, caixinhas
potes e embalagens diversas ao seu redor. Aprendem a reconhecer e identificar
os produtos mais utilizados em casa, e até mesmo alguns logotipos e marcas,
conforme lhe são apresentadas.
Na escola, se o(a) professor (a) perguntar o que mais gostam de beber, poderá ouvir: água,
leite, refrigerante, café, suco, achocolatado, vitamina e etc. Mas é mais comum
se ouvir: Coca, Pepsi, Fanta Laranja, leite Ninho, Danoninho Todinho, Nescau e
outros. Eles chamam os produtos pelas marcas e as identificam, seja pelo
desenho, pelo cor ou pelas letras do rótulo.
A quantidade de marcas de produtos
industrializados reconhecidas pelas crianças pode assustar os nutricionistas,
mas na escola este conhecimento pode ser um aliado na educação. A partir
dos rótulos de produtos é possível se alfabetizar, praticar a matemática, estudar
geografia, fazer arte, produzir música, aprender culinária e até mesmo obter
orientações alimentares. Ou seja, a partir de produtos concretos, com os quais
os alunos têm acesso é possível realizar atividades intra e interdisciplinares. Veja:
Linguagem oral e escrita
Através da leitura de rótulos é possível comparar letras,
sílabas e palavras, com o próprio nome, com o nome do amigo ou com outras
palavras. Pode ser estimuladas trocas de sílabas das palavras do rótulo e
produção de textos com palavras-chaves.
Matemática
Matemática
Outra proposta de atividade a ser desenvolvida com rótulos é
a brincadeira de mercadinho, onde as crianças podem comprar vender ou trocar os produtos, e assim aprender sobre
moedas, notas e operações matemáticas. Com os rótulos também é possível fazer
jogos, como quebra-cabeças e jogos de memória.
Natureza e sociedade
Trabalhos com rótulos e embalagens podem estimular o estudo
sobre o sistema capitalista, industrialização, economia , globalização, consumo
sustentável, reciclagem e meio ambiente.
Arte e música
Com os rótulos também é possível fazer arte com reciclagem de
rótulo e música com latas, latões, potes, garrafas e caixas. Existem inúmeras possibilidades para
utilização de rótulos e embalagens na educação, basta usar a criatividade, mas
é fundamental que o (a) professor(a) aproveite a oportunidade para ensinar os
alunos a terem um olhar crítico sobre o consumo dos produtos industrializados, para
que a escola não se torne mais um meio disseminador do consumo desenfreado.
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