terça-feira, 19 de novembro de 2013

Efeitos da Escolaridade







           Estudos neuropsicológicos demonstram que a influência da escola é importante para o desenvolvimento das habilidades mentais. O efeito da escolaridade está presente em diversos aspectos do curso de vida do indivíduo e hoje cada vez mais no aparecimento de sintomas de doenças mentais neurodegenerativa, como o caso da doença de Alzheimer.

           Segundo estudo realizado pelo Colégio de Medicina Albert Einstein dos Estados Unidos, os sintomas da doença surgem mais tarde em pessoas que tiveram maior escolaridade, na comparação com aquelas que passaram menos anos na escola.

          O efeito da escolaridade nos padrões de atividade mental em adultos e idosos têm sido estudado sistematicamente pelas neurociências. Muitos estudos sugerem que o desempenho em diversas tarefas do dia-a-dia depende da estrutura cerebral, da ativação de regiões específicas que sofrem influência do aprendizado da leitura e da escrita. Algumas capacidades para desempenhar corretamente operações não se desenvolvem naturalmente, mas resulta da escolarização.

          Assim, estratégias textuais que aprendemos na escola desde à infância, e que vamos aperfeiçoando com o hábito e interesse pela leitura e pela a escrita, que não deixam de ser estratégias também interacionais e cognitivas dizem respeito aos padrões e uso dos conhecimentos, que por sua vez, acionamos para facilitar realização de diversas tarefas desempenhadas ao longo da vida. As associações lógicas entre conceitos e representações gráficas levam o ser humano a um grau de progresso e evolução que surpreende ele mesmo.

          A ação reflexiva dos indivíduos sobre a língua, além de possibilitar o bom funcionamento intelectual, auxilia na manutenção das competências na velhice devido ao enriquecimento de estratégias sócio-cognitivas acumuladas ao longo do curso de vida, na qual se inclui a leitura e a escrita.

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