Brincadeiras folclóricas são jogos populares passados de geração em geração.
Elas são importantes porque fazem com que hábitos e costumes sejam
transmitidos na sociedade, mantendo as características e marcas de uma
comunidade. Algumas podem até ser utilizadas pelo professor, dependendo do
contexto de sua aula. Veja
algumas brincadeiras folclóricas abaixo.
Balança caixão
Brincadeira de esconder em que as
crianças devem fazer uma fila e debruçar os braços nas costas de quem está na frente,
de forma em que os olhos fiquem tampados. Um de cada vez deve dar um tapinha
nas nádegas de quem está na frente, do último para o primeiro enquanto balançam
e cantam: Balança caixão, balança você dá um tapa na bunda e vai
se esconder
Amarelinha
Risca-se o chão com giz branco,
tijolo, uma sequência de uma e duas quadras até que complete 10. A criança deve
pular com um e dois pés até chegar ao céu. A criança pode também jogar
uma pedrinha, e na quadra que ela parar fica proibido encostar os pés.
Bobinho
Deve ter no mínimo 3 crianças, uma
para ser o bobinho e duas para serem os pegadores. Os pegadores devem jogar a
bola um para o outro, enquanto o bobinho tenta pegá-la. Quando o bobinho
conseguir pegar a bola, ele deve tomar o lugar do pegador que não conseguiu
pegá-la.
Cabo de guerra
As crianças devem ser divididas em
dois grupos. Cada grupo deve segurar de um lado de uma corda, na mesma
distância da marca central. Ao sinal, cada grupo deverá puxar a corda para seu
lado e tentar dominar a marca central. Vence o grupo mais forte.
Casinha
Jogo simbólico em que as crianças
representam papéis de pais ou filhos e suas atividades, de acordo com as
referências que cada um possui. Podem ou não utilizar brinquedos como bonecas,
panelinhas e fantasias.
Cavalinho de pau
Brincadeira de cavalgar cavalinho de
pau, feito com cabo de vassoura, bambu ou vara.
Chicotinho queimado
Uma criança esconde um objeto e as
outras crianças tentam achá-lo. Quem escondeu o objeto deve dizer às crianças
se elas estão "quente" (perto) ou "frio" (longe), e quando
encontrá-lo deve gritar "queimou!"
Cobra-cega
A criança de olhos vendados deve
tentar pegar outra criança. Quem for pego vira cobra-cega.
Cobrinha
Duas crianças seguram as pontas de
uma corda e a balançam de leve imitando uma cobra se mexendo. As outras
crianças devem pular a corda sem encostar nela, caso contrário sairá dabrincadeira.
Coelhinho sai da toca
Coelhinho sai da toca
As crianças devem ser dividas em
grupos de três, dois darão as mãos para formarem a toca e um será o coelho que
ficará dentro da toca. Uma criança deverá ser o cantador e uma
deverá ser o coelho sem toca. Quando for cantado
"co-e-lhi-nho-sai-da-to-ca-1-2-3" todos coelhinhos devem mudar de
toca e o coelhinho sem toca deve invadir a toca de alguém. A brincadeiras pode
ser repetida várias vezes e cada vez mais rápido. Outra maneira de brincar
é riscando as tocas no chão.
Corre Cotia ou Corre Cutia
A turma escolhe um objeto qualquer e
entrega a uma criança. A turma faz uma roda sentada e canta enquanto a criança
corre em volta dela. Ao final da música ela coloca o objeto atrás de um colega
e este deve pegar o objeto, levantar-se e tentar pegar a mesma criança que lhe
colocou o objeto. Ela deve dar a volta e sentar no lugar da outra, caso
contrário deverá imitar uma galinha choca no centro da roda.
Dança da cadeira
Separe uma cadeira para cada criança,
exceto uma, por exemplo: se tiverem 10 crianças será preciso 9 cadeiras.
Organize-as em círculo com o assento para fora. Coloque uma música e peça para
as crianças rodarem na mesma direção, com as mãos para trás. Pare a música e
peça para as crianças sentarem, quem ficar sem cadeira sai da brincadeira.
Repita a atividade até sobrar apenas uma criança, a vencedora.
Variação: Você pode tirar uma cadeira
a cada rodada, mas não tirar nenhuma criança, sendo preciso um sentar no colo
do outro.
Detetive
Recorte pedaços de papel
em tamanhos iguais de acordo com o número de jogadores. Em um deles escreva a
palavra ‘detetive’ e em outro, ‘assassino’. Sentados em círculo, o assassino
deve piscar discretamente para as crianças e quem receber a piscada deve
esperar um pouco e dizer "morri". O detetive tem que descobrir quem é
o assassino e dizer seu nome e se errar sai da brincadeira. O assassino que for
pego ou piscar para o detetive deve sair da brincadeira.
Estilingue
A brincadeira leva o nome do
brinquedo de jogar
pedra: estilingue. Pode ser feito com galhinho de árvore em forma de V amarrado
por um elástico e também pode ser encontrado adaptado em lojas.
A brincadeira pode ser divertida quando se disputam a distância e a pontaria do ataque, mas também pode ser
muito perigosa, pois pode quebrar vidros e janelas, além de machucar seriamente
pessoas e animais.
Forca
É um jogo que tem como objetivo
a formação de palavras. Risca-se uma base para forca onde será desenhado o
corpo e faz um risco para cada letra da palavra a ser adivinhada. O adivinhador
diz uma letra, se estiver certo o enforcador a escreve no risco e se estiver
errada faz uma parte do corpo humano na base da forca. Repete-se a atividade
até o adivinhador acertar toda a palavra, ou ser enforcado, caso o
enforcador tiver desenhado todo o corpo.
Ioiô
A brincadeira leva o nome de um brinquedo, dois discos que rola por um barbante. O movimento básico consiste em fazer o ioiô rolar para cima e para baixo várias vezes sem parar, mas existem outros movimentos famosos conhecidos como manobras. O jogador que faz ótimas manobras pode participar de várias competições pelo mundo.
A brincadeira leva o nome de um brinquedo, dois discos que rola por um barbante. O movimento básico consiste em fazer o ioiô rolar para cima e para baixo várias vezes sem parar, mas existem outros movimentos famosos conhecidos como manobras. O jogador que faz ótimas manobras pode participar de várias competições pelo mundo.
Jogo da velha
Risca-se duas linhas horizontais e
duas linhas verticais por cima, formando 9 quadras.
Dois participantes devem escolher
quem vai desenhar um X e quem vai fazer um O (ou outro símbolo qualquer). Um de
cada vez, desenha seu símbolo em uma quadra até alguém fazer um trio do mesmo
símbolo, na horizontal ou vertical.
Se todas as quadras tiverem
ocupadas e ninguém fez um trio é sinal que o jogo "deu velha".
Macaquinho mandou
Uma criança deve ser o macaquinho
mandão e as outras crianças devem obedecer. O macaquinho ordena as crianças a
fazerem alguma coisa: imitar um bicho, colocar a mão na cabeça, abraçar o
amigo, encostar a mão na janela, etc. A brincadeira pode haver disputas
como: quem colocar a mão na parede primeiro ganha ou quem dançar mais bonito
vence e será o novo macaquinho.
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