Segundo a Psicóloga Vanda Rambaldi há estratégias que podem modificar o comportamento do aluno e, assim obter-se sucesso, dentro e fora da sala de aula.
SETE
ELEMENTOS CHAVE PARA O SUCESSO
1º Conseguindo e mantendo atenção:
- Uso de novidades e objetos;
- Técnicas eficazes de questionamento;
- Uso de organizadores gráficos;
- Sinais auditivos;
- Uso de retroprojetores (para uma melhor visualização);
- Respostas escritas associadas com atividades auditivas.
2º Administração na sala de aula:
- Clareza na comunicação e expectativas;
- Uso de monitores;
- Regras e consequências expostas;
- Uso de controle por proximidade;
- Alunos repetem instruções;
- Sinais, elogios e reforço para períodos de transição;
- Revisão de regras e auto-monitor em situação de grupo.
3º Aprendizado participativo e
oportunidades de respostas:
- Aprendizado cooperativo:
-
uso de parceiros;
-
membros do grupo tem papéis determinados;
-
responsabilidade e auto monitoria.
- Resposta em grupo (quadro de giz).
4º Organização e habilidades de estudo:
- Uso de programas e expectativas da escola;
- Uso de cadernos e calendários de tarefa;
- Tarefas esclarecidas e expostas;
- Sistema de estudo entre parceiros (por tutor).
5º Instrução multissensorial e acomodação
para estilos de aprendizado:
- Uso de melodia e ritmo;
- Apresente instrução visualmente / auditiva mente;
- Fazer uso de computadores;
- Ambiente físico adequado ao trabalho dos alunos;
- Ofereça escolhas de onde trabalhar;
- Áreas privativas e escritórios para estudo;
- Áreas de sala formal / informal;
- Uso de fones anti-ruídos e outros artifícios como, por exemplo, luz local e não luz difusa;
- Intervalo para alongamento e exercícios.
6º Modificação na produção escrita:
- Testes orais e transcrição escrita;
- Rubricar trabalhos / tarefas menores;
- Habilidades de processador de textos e digitação;
- Uso de opções de papel (ex.: computador ou folha milimetrada).
7º Práticas de colaboração
- Equipes de estudo (equipes de consulta);
- Ênfase em parcerias com os pais;
- Ensinar em equipe para facilitar a instrução e a disciplina;
- Uso de monitores de idades diferentes;
- Necessidade de tempo para planejamento e apoio administrativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário